Skip to content

Emula Retrô – Goof Troop

Alô galera gamer de plantão! Todo gamer que se preze já jogou consoles clássicos como Mega Drive, Super Nintendo, Nintendinho, Atari entre outros grandes sucessos.

Com consoles clássicos, vem aqueles jogos que com certeza, fizeram e fazem parte da sua vida até hoje, afinal, os jogos de hoje em dias são ótimos, mas as vezes bate aquela saudade tremenda de jogar um jogo antigo, relembrar, ler sobre um jogo que marcou sua infância e bem, esse é o papel do Portal Emula nessa nova etapa, fazer análise de jogos antigos, para relembrarmos, matar a saudade e compartilhar as histórias que eu tenho, você tem e toda comunidade gamer tem.

Eu falarei mais sobre jogos de Super Nintendo nessa sessão que foi o jogo que mais participou da minha infância, que eu tive mais tempo jogando e que bem, sei melhor falar.

O primeiro jogo, que abrirá nossa sessão será um jogo muito bom, qualidade, trilha sonora incrível e que por incrível que pareça não teve tanta repercussão quanto jogos considerados por mim, piores.

Goof Troop é um jogo da plataforma Super Nintendo, lançado no ano de 1993, sua produtora é a Capcom e estilo de jogo é Aventura.

PS: LEIA O ARTIGO OUVINDO O PLAYER NO FIM DO POST. FICA BEM MAIS INTERESSANTE!

Curiosidades

A tradução do nome Goof Troop é A turma do Pateta, o que posteriormente acabou se transformando em um desenho para a televisão, na época, era transmitido pelo SBT no programa TV Cruj.

Shinji Mikami o criador desse clássico, foi quem criou também Resident Evil e Resident Evil 2.

Sobre o jogo

A história do jogo começa em um belo dia onde Pateta e seu filho Max vão pescar e eles vêem seus vizinhos Bafo e Bafo Junior serem capturados por um navio, ao que tudo indica, até que eles decidem ir salvá-los.

Eles vão para uma ilha desconhecida, seu nome é Spoonerville Island e nessa ilha, Pateta e seu filho vão enfrentar alguns desafios para que seus vizinhos possam ser resgatados.

Antes de começar a sua aventura, você deve escolher entre Pateta ou Max, ou ambos, caso esteja jogando com um amigo.

goof troop super nes

Pateta – Alto e lento
Max – Pequeno e rápido

Em sua missão, eles vão ter de enfrentar alguns piratas, com alguns poderes especiais, uns viram uma bola, outros cospem fogo, outros atiram flechas, enfim, são diversos perigos que você vai enfrentar.

A ilha possui 5 fases diferentes para você enfrentar, e ao final de cada fase, você vai enfrentar um chefão, para provar que realmente está ao nível de prosseguir ao próximo estágio.

As fases são:

Beach
Village
Ghost Castle
Cavern
Pirate Ship

Em sua aventura, você precisa arrumar algum jeito de enfrentar os piratas, e você deverá conseguir alguns itens como tábuas para construir caminhos, usar uma “arma” com o nome de hookshot para atrasar os inimigos, mas também para pegar itens que estão com uma certa distância. Poderá usar sinos para atrair seus inimigos. E uma pá que você pode começar a cavar alguns terrenos achando alguns itens.

Sem contar com o auxílio de caixas, vasos, bombas, pedras e barris podem ser carregados e jogados em seus inimigos, fazendo com que eles morram, isso ajudará bastante a salvar a sua pele no decorrer do jogo.

goof troop super nintendo

Para aumentar sua vida, você pode pegar diamantes, na cor vermelha significa uma vida e na cor verde, um “continue”.

As frutas, banana e cereja servem para encher a sua vida, após alguns danos sofridos pelos inimigos, e o máximo de itens que pode carregar são 2.

As fases

Se você for analisar, o jogo em si é bem curto, mas o que atrai ou deixa a desejar nesse jogo não é o curto período de jogo, as fases exigem do jogador interatividade, raciocínio e rapidez de pensamentos. Você precisará pensar ao passar de alguma fase, algum quebra cabeças, onde não é só chegar e chutar as pedrinhas para conseguir a chave.

Com muitos desafios, você certamente ficará entretido e vai ver que realmente vale a pena, antigamente para nós, o jogo era muito complexo porém hoje em dia, no canal de vídeos YouTube, você pode ver que as pessoas já deram final em questão de 34 minutos. Mas nada que faça meu amor por esse jogo diminuir, afinal, eu gosto e ponto.

goof troop super nintendo

Trilha Sonora

As musicas do jogo são simplesmente bacanas, parece que elas se encaixaram perfeitamente com o momento da fase, em partes do jogo você tem uma música mais tranqüila como Lose My Way, ou em momentos de tensão como a música Fight Fight e Illusion.

Para um jogo “simples”, os gráficos e a parte de trilha sonora, foi muito bem trabalhada, o que deixa o jogo mais legal a cada parte que você vai avançando.

Conclusão

O jogo conta com uma história bacana, trilha sonora bacana, e foi considerada ao lado de alguns clássicos como um dos melhores jogos de Super Nintendo. E ao meu ver, é melhor que jogos como Donkey Kong por exemplo. Mas isso é uma simples opinião.

A diversão está garantida, caso queiram jogar Goof Troop e melhor que jogar sozinho, é chamar alguém para jogar com você, já que no modo cooperativo, os desafios se tornam melhores e o jogo exige que exista uma cooperação entre os jogadores, em outras palavras, um é dependente do jogo.

Você que não jogou e você que sentiu saudade, baixe um dos nossos emuladores para Super Nintendo e relembre os clássicos de Super Nintendo, junto com nós na nossa sessão Emula Retro.